Plataformas digitais: Nova tendência no desenvolvimento de serviços

Mobilização pelo Emprego e pela Produtividade
19/06/2019
3ª fase do eSocial é adiada para janeiro de 2020
02/07/2019

Plataformas digitais: Nova tendência no desenvolvimento de serviços

Atualmente muitas empresas com experiência reconhecida no mercado estão migrando para o desenvolvimento de seus serviços em plataforma digital baseada em tecnologias computacionais. Esse sistema, somado à colaboração dos participantes no processo, possibilita reduzir os custos do fornecedor e consequentemente do cliente.

As interações construídas a partir do uso dessas plataformas auxiliam as empresas e clientes a se desenvolverem em outras atividades. A redução do tempo destinado aos processos que antes eram realizados presencialmente, somado à segurança dos dados garantida por meio da lógica de gestão de informação, torna a migração do atendimento de clientes por meio de plataformas digitais algo muito rentável e necessário para a fidelização de clientes.

Como exemplo podemos citar a Plataforma e-Social do Governo Federal. Um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores.

PPRA, PCMSO e PPP

Acompanhado deste sistema outros serviços relacionados, como a Plataforma PPRA BRASIL que resolve a rotina de emissão de PPRA (qualitativo) PCMSO e PPP, promovendo a Integração com o e-Social, a utilização fácil e rápida do sistema, o preenchimento automático dos dados, maior agilidade nos processos, resultado em tempo reduzido e eficiência na gestão dos dados.

Seguindo essa lógica, a Internet está atraindo muitas empresas, pois representa um ambiente com infinitas possibilidades para melhorar o desempenho das atividades de gestão, de produção e de logística das empresas. Podendo explorar diferentes condições de atendimento de demandas específicas, garantindo melhores experiências de seus clientes com seus produtos e serviços.

A partir de arquiteturas de Tecnologia da Informação, a onda digital apoiada na tecnologia 5G apresenta uma enorme capacidade de suprir as demandas de otimização de tempo e de custos para as empresas que aproveitarem esse ambiente para crescerem economicamente. Esse é o melhor momento para as empresas iniciarem a migração para o ambiente digital. As empresas que demorarem para realizar essa migração poderão encontrar dificuldades para acompanhar a onda que já está passando. (Artigo publicado originalmente no portal BemParaná)

Rejane Bressan, especialista em EAD, mestre em Tecnologia da Educação e presidente do Instituto Cidade Júnior.

WhatsApp chat